top of page
Dry Plants

Visita à Casa / Fundação Amália Rodrigues

  • A Direcção Informa
  • May 17, 2019
  • 1 min read

No dia 17 de Maio de 2019, decorreu mais uma acção de visita dos utentes da Associação de Moradores, que, num grupo de 25 pessoas, se deslocaram à Casa Museu Amália Rodrigues.

Residência de Amália Rodrigues (1920-1999) desde os anos 50 do século XX, foi transformada em Casa-Museu em 2001 mantendo o ambiente original.

A visita inicia-se pelo Hall onde se podem admirar azulejos do século XVIII, uma tapeçaria com cena de caça dos finais do século XVIII, mobiliário dos séculos XVII, XVIII e XIX e um retrato de Amália da autoria do pintor português Luís Pinto Coelho.

Segue-se a Sala de Jantar, com as paredes decoradas com frescos pintados por Basalisa, que alberga mobiliário inglês do século XIX, cristais italianos, pratas portuguesas e loiças da Companhia das Índias.

Quartocom cama em estilo D. Maria, trabalho português do século XVIII/XIX, e um dos vestidos usados por Amália.

A Ante-Câmara onde se podem ver vários quadros de artistas portugueses entre eles Menez, Mário Cesariny, Cargaleiro, Ribo, Jacinto Luís, Maria Taveira; uma vitrina com joias de cena, e objetos de adorno.

O Quarto de Amália exibe pintura e mobiliário portugueses dos séculos XVII e XVIII, e vestidos usados em espetáculos.

A Sala, com lambril de azulejos do século XVIII e tapetes orientais, alberga mobiliário português e italiano do século XVIII, porcelanas da Companhia das Índias, um piano de meia cauda da Casa Petrov, uma guitarra com granadas, turquesas e minas novas do século XVII e guitarra e bandolim com embutidos do século XIX, entre outros objetos.


 
 
 

Comments


bottom of page